Recupere TUDO

Baseado em 1 Samuel 30. 1-19

“Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo”.
1 Samuel 30. 19

Para fugir da perseguição de Saul, Davi foi buscar abrigo no próprio inimigo e ficou lá durante 1 ano de 4 meses.
Por isso, Davi havia sido convocado pelo rei de Gate para participar de uma tomada de território em Israel, sua terra natal.
Dá para imaginar a angústia de Davi? Como lutar contra o exército do Deus Vivo?
Felizmente, o Deus de Israel teve misericórdia e Davi não precisou lutar. O próprio rei filisteu o mandou voltar para sua cidade Ziclague.
Acredito que Davi sentiu um grande alívio com essa ordem. Porém, Davi, ao sair de Ziclague para a guerra cometeu um grande erro: deixou a cidade desprotegida, sem vigilância.
O texto relata que quando Davi e seus homens, após três dias, voltaram à cidade, encontraram-na queimada a fogo e suas famílias levadas como prisioneiras pelos amalequitas.
Assim como os amalequitas, que eram inimigos mortais de Davi, estavam à espreita esperando um vacilo, assim também o inimigo das nossas almas busca uma oportunidade para destruir nossa vida e deixá-la em cinzas.
Precisamos vigiar. Foi por falta de vigilância que Ziclague foi destruída e é por falta de vigilância que muitos de nós fracassamos, somos derrotados e humilhados.
Onde falta vigilância? No relacionamento com Deus? No falar? No olhar? Nas atitudes?
A palavra de Deus nos alerta: “Estejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” 1 Pd. 5.8
O inimigo não brinca. Ele sabe a hora exata para nos atacar. Basta um vacilo.
Davi ficou profundamente triste, ao ponto de chorar até não ter mais forças. Tão angustiado ficou que seus próprios homens quiseram apedrejá-lo. Mas ele, um homem segundo o coração de Deus, homem de guerra, sabia que não poderia ficar prostrado, numa atitude de autocomiseração.
Davi se fortaleceu no Senhor, buscou Sua direção. E o Senhor, “que não está com a mão encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”, fez uma promessa de restituição a Davi: se perseguisse os amalequitas, seriam alcançados e Davi recuperaria TUDO.
Promessa de Deus é conquistada.
Se Deus prometeu que você seria um atalaia de Sua Palavra, estude a Bíblia.
Se Deus prometeu que você seria um ministro de louvor, aperfeiçoe seu dom e lute contra a timidez.
Se Deus prometeu que você seria um evangelista, anuncie as Boas-Novas a alguém.
Deus tem prometido uma vida abundante na Sua Palavra e tudo o que devemos fazer é sermos “praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”.
Por fim, Davi encontra um egípcio, servo de um amalequita, que fora abandonado pelo seu senhor no meio do deserto. Era a estratégia que Davi esperava de Deus.
O versículo 17 diz: “Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até o crepúsculo, e nenhum deles escapou...”. Impressionante! A sede de Davi pelo cumprimento da promessa era tão grande que ele lutou com todas as suas forças para conquistá-la por completo.
Sejamos assim também, pois “fiel é Aquele que prometeu” (Hb 10:23).
Lute pela promessa. Conquiste-a. Faça sua parte.
Se sua vida foi devastada pelo inimigo e você, aos olhos humanos, é exemplo que fraqueza e fracasso, não desista. Faça como Davi:
· Fortaleça-se no Senhor;
· Busque Sua direção;
· Conquiste as promessas de Deus;
· Siga Suas estratégias e
· Deleite-se na promessa.

E então, todos saberão que “somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”: Jesus.

A Ele, a Glória para sempre.
Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas